Pular para o conteúdo principal

Relatos Históricos sobre a Origem e a Evolução do Choy Lay Fut


Detalhes do produto
Título: Relatos Históricos sobre a Origem e a Evolução do Choy Lay Fut 
Autor: Érik Souza 
Formato: E-book em PDF 
Tamanho do Arquivo: 4,19 MB 
Número de Páginas: 199 
Edição: 1 (10 de Agosto de 2020) 
Idioma: Português 

Leia abaixo o capítulo de introdução do e-book. 

INTRODUÇÃO 
Olá, caro leitor! 
Gostaria de começar este livro lhe agradecendo por estar aqui comigo. 
Muito obrigado! 
Espero que esta obra seja interessante e útil para você. 
Peço, por favor, que você leia a introdução até o final antes de ir para o próximo capítulo. 
É fundamental que você não pule etapas para ter uma melhor compreensão sobre os temas aqui abordados. 
Mais uma vez, obrigado e boa leitura! 

SOBRE O LIVRO 
Antes de começarmos de fato a falar sobre o estilo Choy Lay Fut de Kung Fu, quero explicar três pontos importantes sobre este livro. 
Começando pelo meu estilo de escrita. 
Talvez você ache estranho, pois eu não usarei parágrafos neste livro, mas sim frases separadas, o que poderá tornar a leitura mais prática e menos cansativa. 
Também optei por não detalhar os nomes das personagens, cidades, locais e eventos citados, você poderá encontrar mais informações sobre estes no glossário. 
Este livro foi escrito seguindo uma linha do tempo, então, não espere encontrar um capitulo dedicado a um único evento ou personagem, pois os relatos e histórias estão espalhados em vários capítulos. 
Nas minhas pesquisas, encontrei diversos fatos e relatos sobre a história do Choy Lay Fut e usarei este livro para expor a minha interpretação lógica sobre essas informações. 
Logo, talvez você encontre narrativas opostas à minha interpretação e, caso isso aconteça, fique a vontade para entrar em contato comigo. 
Vamos ao segundo ponto. 
É muito importante salientar que quando falamos sobre estilos de Kung Fu ou eventos antigos ocorridos na China não há como ter 100% de certeza sobre o assunto abordado. 
Após tantas guerras, conflitos, batalhas, destruições ao longo do tempo neste país asiático, muitos documentos e registros foram queimados, destruídos ou perdidos. 
Por tal motivo, é muito difícil comprovarmos a existência de determinadas pessoas, sociedades e lugares na China. 
Logo, é comum escutarmos frases como “segundo a lenda”, “de acordo com o romance”, “o mestre do meu mestre disse”, “me contaram que”, “a história que eu li dizia que”... 
Pode ser que a sua versão dos fatos seja diferente das versões discutidas neste livro. 
A tradição de passar oralmente a história de determinados mestres e estilos de Kung Fu faz com que os fatos sejam distorcidos, ocultados ou até mesmo romantizados através de livros. 
Após muitas pesquisas e estudo, escrevi este livro usando a lógica, eventos pontuais e comuns, datas e fatos que podemos rastrear com mais facilidade por haver algum registro histórico. 
O que nos leva ao terceiro ponto importante. 
Desde aproximadamente 2007, venho pesquisando de forma mais aprofundada sobre o Choy Lay Fut. 
Ainda não tive a oportunidade de viajar para a China, mas como sou formado em computação, não tive dificuldades em me aprofundar nas pesquisas mesmo estando no Brasil. 
Na minha busca, encontrei sites de escolas e academias, artigos escritos por vários professores e mestres e também encontrei alguns vídeos e documentários. 
Essa pesquisa me rendeu muito material para conseguir escrever este livro, porém praticamente 90% deste conteúdo não está em português. 
O que dificultou o meu trabalho e atrasou a produção desta obra, pois fiz questão de traduzir, ler, estudar e destrinchar cada artigo sobre o Choy Lay Fut. 
Dito isso, quero exemplificar uma das falhas que encontrei em praticamente 95% dos artigos que relatam com detalhes a história do estilo. 
Há algumas discordâncias sobre datas e acontecimentos entre os relatos, como eu disse antes é impossível ter 100% de certeza sobre os fatos. 
Porém, esta não é a falha que quero exemplificar aqui. 
O erro crucial ao qual me refiro acontece sempre dentro do próprio texto divulgado por muitas escolas, professores e mestres. 
O exemplo abaixo foi extraído de um dos artigos que defendem que Chan Heung nasceu em 1806 e fundou o Choy Lay Fut em 1836. 
Agora, vamos ao exemplo: 

“Chan Heung nasceu em 1806. 
Começou a treinar Kung Fu com o mestre A aos sete anos de idade. 
Depois de dez anos de treino, Chan Heung começou a treinar com o mestre B. 
Após praticar por quatro anos com o mestre B, Chan Heung passou a treinar com o mestre C. 
Foram mais dez anos até que Chan Heung voltou para casa em 1834. 
Praticou e aperfeiçoou os seus conhecimentos por dois anos e em 1836 Chan Heung oficialmente criou o estilo Choy Lay Fut de Kung Fu.” 

Provavelmente, você não percebeu o erro no exemplo acima, mas fique tranquilo você não é o único, 99% dos artigos que relatam a história do estilo ou de Chan Heung apresentam a mesma falha ou uma falha semelhante. 
Assim como fiz com todos os relatos que estudei, vou destrinchar este exemplo em alguns passos para lhe mostrar o erro. 
Usarei as mesmas datas citadas no exemplo acima, vamos lá: 

Passo 1: Chan Heung nasceu em 1806. 
Passo 2: Começou a treinar em 1813, com sete anos de idade. 
Passo 3: Em 1823, após dez anos, começou a treinar com outro mestre. 
Passo 4: Já em 1827, após quatro anos, aprende com um terceiro mestre. 
Passo 5: 1837, pois se passaram mais dez anos, Chan Heung volta para casa. 
Passo 6: Após dois anos aperfeiçoando as técnicas, em 1839 o Choy Lay Fut é oficializado. 

Podemos ver que após usar a lógica não há como acreditar que o estilo de Chan Heung foi criado realmente em 1836 ou será que os tempos de treino com cada mestre é que estão equivocados? 
Enfim, a minha intenção em lhe apresentar esses três pontos importantes logo no começo deste livro é para deixar claro que você não encontrará aqui mais uma história sobre Chan Heung e o Choy Lay Fut. 
Tentarei usar a lógica para discutirmos as datas, os fatos, os lugares, as lendas e tudo que estiver relacionado ao estilo. 
E antes que você me diga que o Kung Fu vai perder a graça se desmistificarmos as lendas, os contos, o enigmático, sinto lhe informar, mas aqui em casa o Papai Noel ainda tem graça. 

O QUE VOCÊ SABE SOBRE O CHOY LAY FUT? 
“Um jovem que amava as artes marciais, chamado Chan Heung, estudava e se dedicava ao Kung Fu sob a orientação do mestre Choy Fook. 
Quando Choy Fook ficou satisfeito com o desempenho de seu discípulo, lhe apresentou para um famoso mestre chamado Lay Yau Saan. 
Chan Heung passou a treinar com este grande mestre de Kung Fu. 
O habilidoso Chan Heung novamente atingiu um alto nível e seu mestre lhe mandou procurar outro grande mestre de Kung Fu chamado Monge Grama Verde. 
Logo, o Monge Grama Verde o aceitaria como discípulo e Chan Heung aprenderia o terceiro estilo de Kung Fu. 
Quando Chan Heung voltou para casa, suas habilidades e experiências no Kung Fu eram soberbas e seu talento começou a ser admirado. 
Unificando as técnicas aprendidas com os seus três mestres, Chan Heung criou o seu próprio estilo de Kung Fu. 
Para homenagear os seus mestres Chan Heung chamou o seu estilo de Choy Lay Fut: 
- Choy em homenagem ao seu primeiro mestre; 
- Lay em homenagem ao seu segundo mestre; 
- Fut, que representa o budismo, em homenagem ao seu terceiro mestre que era um monge budista.”

Se você pratica o estilo Choy Lay Fut há algum tempo, certamente já viu ou ouviu a história acima. 
Por muitos anos, eu acreditei nesta história que, sem muitos detalhes, é passada adiante. 
Mas será que foi assim mesmo que tudo aconteceu? 
Como e quando Chan Heung criou o seu próprio estilo? 
Quem foi Chan Heung? 
E quem eram os seus mestres? 
Para responder tantas perguntas, resolvi pesquisar e estudar tudo o que eu encontrasse sobre o Choy Lay Fut. 
Desde 2007, sem nenhuma pretensão, acumulei diversos artigos, imagens, vídeos e qualquer material relacionado ao estilo de Chan Heung, além de esclarecer várias dúvidas com os meus mestres. 
Após tantas pesquisas, pude constatar que: 

- A história do Kung Fu se mistura com lendas e contos chineses; 
- Muitas histórias são passadas de pai para filho e de mestre para aluno oralmente; 
- A China passou por diversas guerras internas, templos foram destruídos e muitos mestres de Kung Fu foram perseguidos e mortos; 
- Muitos documentos e registros sobre os estilos de Kung Fu foram perdidos ou destruídos. 

Logo, posso afirmar que é impossível descobrir a verdadeira história do Choy Lay Fut ou de qualquer estilo de Kung Fu que tenha sido criado em épocas conturbadas na China. 
O fato das histórias e conhecimentos dos antigos mestres serem passados oralmente de geração em geração fez com que surgissem diversas versões diferentes da mesma história. 
Mesmo assim, há alguns fatos históricos em comum entre todas as versões que pesquisei sobre o Choy Lay Fut. 
Aprofundei as minhas pesquisas sobre estes fatos históricos em comum e consegui esclarecer várias lacunas que havia na história do Choy Lay Fut que eu conhecia. 
Usando a lógica, comecei a detalhar e reescrever a história do Choy Lay Fut para tentar chegar o mais próximo possível da realidade. 
Além do Choy Lay Fut, também me atentei ao estudo dos eventos ocorridos na China que, direta ou indiretamente, influenciaram na criação e evolução do estilo. 
Logo, você não encontrará neste livro todos os acontecimentos históricos do século XVII ao século XXI, pois a intenção não é narrar a história da China e sim do Choy Lay Fut. 
Agora, convido-lhe a viajar comigo nesta linha do tempo que começa já no próximo capítulo. 

Comentários

Artigos mais lidos:

O “Estilo dos Cinco Animais”: Choy Lay Fut

O Choy Lay Fut é um dos estilos de Kung Fu mais conhecidos e praticados no mundo. Ficou amplamente conhecido por sua praticidade e efetividade em combates. Essa fama foi conquistada nas primeiras décadas de vida deste estilo, pois a China passava por diversas batalhas internas e os praticantes de Choy Lay Fut precisaram colocar em prática as suas técnicas.
O Choy Lay Fut foi criado e desenvolvido pelo grande mestre Chan Heung em 1836. Chan Heung teve três mestres, ou seja, aprendeu três estilos diferentes de Kung Fu antes de desenvolver o seu próprio estilo. Durante o século XIX, a China passou por diversos conflitos internos, quando muitos mestres de Kung Fu foram caçados e mortos pelos governantes da Dinastia Qing. Logo, Chan Heung somou todo o seu aprendizado e suas experiências para desenvolver um estilo totalmente voltado ao combate. Ou seja, o Choy Lay Fut foi criado para a guerra, exatamente quando podemos lutar contra um ou mais oponentes.
Uma das características do Choy Lay Fut…

A História dos 8 Katis do Choy Lay Fut

Acredito que você já saiba que o estilo de Kung Fu chamado Choy Lay Fut foi criado pelo mestre Chan Heung em 1836 em sua terra natal, Xinhui, no sul da China. 
Então, neste artigo não entrarei no mérito de narrar a história de Chan Heung e nem como o Choy Lay Fut evoluiu e se expandiu daquela época para os dias atuais. 
Focarei em um fato histórico em particular que está relacionado a alguns dos principais katis ensinados naquela época. 
Lembrando que o assunto deste artigo foi um dos mais pedidos pelos leitores do blog e, em breve, postarei artigos sobre os outros assuntos solicitados por vocês na nossa última enquete. 
Voltando ao assunto... 
Nas décadas seguintes à criação do Choy Lay Fut, a China, governada pela Dinastia Qing, enfrentou diversas guerras e conflitos internos. 
Vários grupos rebeldes lutaram contra os exércitos do imperador e muitos mestres de Kung Fu faziam parte destes grupos rebeldes. 
A Dinastia Qing por décadas perseguiu e assassinou diversos mestres e praticantes de …

Livros do Grão Mestre Lee Koon Hung

Quem pratica Kung Fu, principalmente o estilo Choy Lay Fut, já ouviu falar ou conhece o grão mestre Lee Koon Hung.
Este grande mestre foi um dos principais nomes do estilo dos cinco animais nas Américas.
Infelizmente, o grão mestre Lee Koon Hung faleceu ainda jovem em 1996, com 40 anos de idade.
Felizmente, os ensinamentos do grão mestre Lee Koon Hung seguem vivos até hoje graças aos seus livros e seus discípulos.
E eu gostaria de dividir com você um pouco do conhecimento do grão mestre Lee Koon Hung.
Quero compartilhar dois livros que estão totalmente disponíveis online para quem quiser ler.
Em um dos livros, o grão mestre ensina, passo a passo, um kati (forma) de lança do Choy Lay Fut.
No outro livro, ele explica e exemplifica diversas técnicas de mãos livres do Choy Lay Fut.
Se você é um praticante do estilo Choy Lay Fut de Kung Fu, esses dois livros serão de muito valor técnico para você.
Caso você pratique outro estilo de Kung Fu e esteja curioso para saber um pouco mais sobre o Choy Lay …

A Minha Árvore Genealógica do Choy Lay Fut

Após muitas pesquisas e estudo, tracei uma árvore genealógica do Choy Lay Fut.
Eu estudei a origem do Choy Lay Fut seguindo a minha família e a minha linhagem.
Então, caso você pertença a outra família ou a outra linhagem de Choy Lay Fut, pode ser que você não encontre os seus mestres neste artigo.
Dependendo da tradução, você poderá encontrar outras formas de escrever o nome “Choy Lay Fut”, assim como, outros nomes chineses dos antigos mestres citados na árvore genealógica abaixo.
Abaixo, você confere a minha árvore genealógica do Choy Lay Fut:
Achou confusa essa árvore genealógica?
Sem estresse, em breve farei um artigo mais detalhado, com mais informações, além de nomes.
Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, coloque nos comentários abaixo.
Estou disposto a conversar e trocar informações.

O Kung Fu Transforma a Vida das Pessoas!

Muitas pessoas desconhecem os benefícios de praticar uma atividade física. 
Em particular, a prática do Kung Fu auxilia em vários aspectos da vida de uma pessoa. 
Costumo dizer que o Kung Fu transforma a vida das pessoas. 
Eu perguntei para alguns alunos o quanto o Kung Fu impactou na vida deles e percebi que as transformações são fantásticas e reais. 
Vou listar abaixo alguns benefícios que o Kung Fu pode lhe proporcionar, assim como, vou deixar os depoimentos dos meus alunos. 
Mas antes, vou lhe pedir a gentileza de compartilhar esse artigo com os seus familiares e amigos que ainda não treinam Kung Fu! 
Mostre para eles que o Kung Fu é muito mais que uma arte marcial. 
Veja abaixo como o Kung Fu pode transformar a sua vida para melhor: 
- Saúde Física: treinar regularmente melhora o condicionamento físico, auxilia no controle da hipertensão, no fortalecimento do coração e dos pulmões, na perda de peso, além de aumentar a sua imunidade e resistência. 
- Saúde Mental: ajuda no controle da ansi…