Pular para o conteúdo principal

O Blog

Olá, como vai?

Seja bem vindo ao blog ES Kung Fu!

Eu sou o professor Érik Souza (ES) e estou muito feliz em compartilhar com você uma parte do conhecimento que adquiri pesquisando, estudando e treinando nos últimos anos.

Para quem ainda não me conhece, eu comecei a praticar o estilo Choy Lay Fut de Kung Fu em 1997.

Participei de diversos campeonatos (de nível estadual, nacional e internacional) de Formas Tradicionais, Kuoshu, Sanda e Shuai Jiao.

Como educador, comecei a ministrar aulas de Kung Fu em 2004, principalmente nos estilos Choy Lay Fut e Sanda.

Participei, também, de diversos cursos, palestras e seminários com diferentes sifus e mestres de Choy Lay Fut.

Após todos esses anos de treinos e estudos, resolvi criar este blog para compartilhar com você um pouco desse conhecimento.

Espero que você aproveite ao máximo todo o conteúdo disponível aqui.


Postagens mais visitadas deste blog

O “Estilo dos Cinco Animais”: Choy Lay Fut

O Choy Lay Fut é um dos estilos de Kung Fu mais conhecidos e praticados no mundo. Ficou amplamente conhecido por sua praticidade e efetividade em combates. Essa fama foi conquistada nas primeiras décadas de vida deste estilo, pois a China passava por diversas batalhas internas e os praticantes de Choy Lay Fut precisaram colocar em prática as suas técnicas.
O Choy Lay Fut foi criado e desenvolvido pelo grande mestre Chan Heung em 1836. Chan Heung teve três mestres, ou seja, aprendeu três estilos diferentes de Kung Fu antes de desenvolver o seu próprio estilo. Durante o século XIX, a China passou por diversos conflitos internos, quando muitos mestres de Kung Fu foram caçados e mortos pelos governantes da Dinastia Qing. Logo, Chan Heung somou todo o seu aprendizado e suas experiências para desenvolver um estilo totalmente voltado ao combate. Ou seja, o Choy Lay Fut foi criado para a guerra, exatamente quando podemos lutar contra um ou mais oponentes.
Uma das características do Choy Lay Fut…

Bastão

O bastão é a primeira arma que aprendemos no Choy Lay Fut, pelo menos na minha família.
Dizem que o bastão é a arma preferida dos monges Shaolin, pois, como não possuem lâminas ou pontas de lança, pode-se vencer o adversário sem precisar matá-lo.
O bastão é a mais antiga arma do Kung Fu e, por isso, também é conhecido como “o pai de todas as armas”.
O Kung Fu começou a ser desenvolvido a partir do momento em que as pessoas precisaram se defender de animais ou de outras pessoas.
No momento da batalha, por instinto de sobrevivência, nada mais natural que aproveitar um galho de árvore para se defender.
Ou, até mesmo, usar o cabo de algum instrumento agrícola como arma de defesa.
Um simples cajado pode virar uma arma.
Qualquer coisa pode ser usada em uma luta quando se tem a habilidade necessária.
Os chineses desenvolveram com excelência tais habilidades!
Podendo ser usado a curta, média ou longa distância, com movimentos circulares que possibilitam que o bloqueio seja seguido de um ataque ou o at…

Armas do Choy Lay Fut

O Kung Fu é uma arte marcial que utiliza diversas armas tradicionais de combate como, por exemplo: espada, facão, bastão, lança, etc. Diversos estilos de Kung Fu utilizam estas armas em seus treinos e com o Choy Lay Fut não é diferente. As armas tradicionais eram utilizadas em guerras e combates há milênios pelos guerreiros praticantes de Kung Fu. Logicamente, com a expansão das armas de fogo, as armas tradicionais foram cada vez menos utilizadas pelos soldados. Porém, o uso das armas tradicionais permanece vivo dentro do Kung Fu e, assim, podemos praticar e reviver as técnicas utilizadas nas guerras antigas travadas na China.
O uso das armas nos treinos favorece a coordenação motora, força muscular, concentração, percepção de espaço, além da habilidade de manusear a arma em específico. O Choy Lay Fut possui uma grande variedade de armas tradicionais e, hoje, falarei brevemente sobre algumas delas: bastão, facão, lança, leque, facas borboleta, sahm jeet gum e corrente. 
Bastão: O bastão …

A Minha Árvore Genealógica do Choy Lay Fut

Após muitas pesquisas e estudo, tracei uma árvore genealógica do Choy Lay Fut.
Eu estudei a origem do Choy Lay Fut seguindo a minha família e a minha linhagem.
Então, caso você pertença a outra família ou a outra linhagem de Choy Lay Fut, pode ser que você não encontre os seus mestres neste artigo.
Dependendo da tradução, você poderá encontrar outras formas de escrever o nome “Choy Lay Fut”, assim como, outros nomes chineses dos antigos mestres citados na árvore genealógica abaixo.
Abaixo, você confere a minha árvore genealógica do Choy Lay Fut:
Achou confusa essa árvore genealógica?
Sem estresse, em breve farei um artigo mais detalhado, com mais informações, além de nomes.
Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, coloque nos comentários abaixo.
Estou disposto a conversar e trocar informações.

O Tigre do Choy Lay Fut

Dentre os principais golpes do estilo de Kung Fu criado por Chan Heung, podemos destacar cinco técnicas que, de certa forma, definem o Choy Lay Fut.
Essas técnicas são: tigre (Fu), pantera (Pow), dragão (Lung), serpente (Sey) e garça (Hok).
Neste artigo, falaremos brevemente sobre algumas técnicas de tigre!
O tigre é conhecido por sua força física, coragem, poder, ferocidade, mente alerta, ataque rápido, controlando e derrotando a sua presa.
As técnicas de tigre seguem estes mesmos princípios, agarrando, golpeando ou rasgando o oponente.
Arranhar o rosto, agarrar membros ou pescoço, golpear com a palma antes que os dedos pressionem o alvo, todos esses detalhes fazem da “garra de tigre” uma técnica tão feroz quanto o próprio animal.
Imagine o golpe que vemos na imagem abaixo vindo de cima para baixo. Imagine esse golpe no rosto de um adversário. Você provavelmente visualizou os dedos arranhando o rosto deste adversário. Os dedos precisam estar firmes para que você consiga lesionar os olhos,…