Pular para o conteúdo principal

As Linhagens do Choy Lay Fut


O Choy Lay Fut foi criado em 1836 pelo grande mestre Chan Heung. 

Chan Heung desenvolveu e evoluiu o seu estilo de Kung Fu através das diversas guerras e batalhas travadas no sul da China nas décadas seguintes. 

Por isso, o Choy Lay Fut é um estilo de Kung Fu totalmente voltado para lutas contra um ou mais adversários e, assim, ficou conhecido mundialmente pela eficiência em combates. 

Chan Heung espalhou seus discípulos pelo sul da China para que eles pudessem abrir novas escolas e difundir o Choy Lay Fut. 

De acordo com os acontecimentos, com as necessidades destes novos mestres e, até mesmo, com a influência de outros estilos de Kung Fu, surgiram novas linhagens (ramificações) do Choy Lay Fut. 

Cada linhagem possui adaptações e, até mesmo, técnicas novas quando comparadas com o Choy Lay Fut de Chan Heung. 

Essas alterações técnicas deram novas características para o Choy Lay Fut praticado e ensinado pelos mestres criadores das linhagens. 

Apesar das características diferentes, os fundamentos do Choy Lay Fut de Chan Heung seguem presentes nas ramificações. 

Hoje em dia, há quatro linhagens que continuam espalhando suas técnicas e interpretações do Choy Lay Fut pelo mundo. 

Essas linhagens são: Chan, Jiangmen, Hung Sing e Buk Sing. 

Abaixo você confere um pouco mais sobre as linhagens.



Linhagem Chan: 

A Linhagem Chan também é conhecida como Linhagem da Família Chan, Linhagem King Mui ou Linhagem Xinhui. 

Esta linhagem foi criada pelo próprio Chan Heung e seus sucessores de sangue, ou seja, filhos, netos, bisnetos... 

Por isso o nome da linhagem é “Chan” ou “Família Chan”. 

Chan Heung criou o Choy Lay Fut em sua cidade natal conhecida, naquela época, como King Mui, atualmente este distrito recebe o nome de Xinhui. 

Isso explica a Linhagem Chan também ser conhecida como “Linhagem King Mui” ou “Linhagem Xinhui”. 

Podemos dizer que essa é a linhagem mais pura do Choy Lay Fut, ou seja, é a linhagem que segue mais próxima aos ensinamentos de Chan Heung. 

Possivelmente, o Choy Lay Fut da Família Chan passou por uma evolução técnica com o passar dos anos. 

O próprio Chan Heung aperfeiçoava o seu estilo toda vez que achava necessário. 

A Família Chan possui documentos que registram os acontecimentos históricos, as anotações técnicas e os discípulos da linhagem. 

Chan Heung teve três filhos: Chan On Pak, Chan Koon Pak e Chan Bo Gu. 

Chan On Pak (primeiro filho) e Chan Koon Pak (segundo filho) foram treinados pelo próprio Chan Heung e tiveram vários discípulos. 

Não encontrei informações suficientes sobre Chan Bo Gu (filha de Chan Heung), logo, não sei dizer quando ela nasceu, quando morreu e se aprendeu e ensinou o estilo do seu pai. 

Tanto Chan Heung, quanto os seus dois filhos participaram diretamente de batalhas e conflitos no sul da China. 

Ensinaram muitos rebeldes e espalharam discípulos para difundir cada vez mais o Choy Lay Fut. 


Chan Heung morreu em 1875, deixando o Choy Lay Fut e a Linhagem Chan nas mãos de seus filhos. 

Há controversias sobre o ano da morte de Chan On Pak, mas acredito que ele tenha morrido em aproximadamente 1901. 

Assim, Chan Koon Pak assumiu a responsabilidade de manter vivo o legado de seu pai, mas em 1916 ele faleceu. 

Com a morte destes mestres, seus discípulos se espalharam pelo mundo e continuaram expandindo e ensinando o estilo Choy Lay Fut. 

Os filhos, netos e bisnetos de Chan Koon Pak mantiveram as tradições, documentos e a Linhagem Chan vivos até os dias atuais. 


Linhagem Jiangmen: 

Esta linhagem também é conhecida como Linhagem Kong Moon (dependendo da tradução você também encontrará os nomes Gong Mun ou Kong Chow para se referir a esta linhagem). 

Após a criação da República Popular da China em 1949, o distrito de Kong Moon passou a se chamar Jiangmen. 

Esta linhagem começou, indiretamente, em 1898, quando uma escola de Choy Lay Fut foi aberta em Kong Moon. 

Há quem diga que esta escola foi fundada por Chan Cheong Mo e ele teria convidado Chan Koon Pak, filho mais novo de Chan Heung, para ser o mestre desta escola. 

A outra versão desta história, conta que Chan Koon Pak foi para Kong Moon, abriu uma escola de Choy Lay Fut e convidou Chan Cheong Mo para ser instrutor. 

Como será muito difícil descobrirmos a verdade, vou adotar por hora a segunda hipótese. 

Chan Cheong Mo nasceu em Kong Moon no ano de 1862 e foi discípulo direto de Chan Heung quando era criança. 

Mas, após a morte de seu mestre em 1875, ele passou a treinar com Chan On Pak, filho mais velho de Chan Heung. 

Com a nova escola de Kong Moon, Chan Cheong Mo passou a treinar com Chan Koon Pak, ou seja, ele treinou diretamente com os três principais nomes da família Chan. 

Em 1906 Chan Koon Pak deixa a escola de Kong Moon e nomeia Chan Cheong Mo como o instrutor chefe e responsável desta escola. 

Um dos principais discípulos de Chan Cheong Mo foi o habilidoso Wong Gong que nasceu em Kong Moon em 1928. 

Wong Gong foi um dos principais instrutores de Chan Cheong Mo, mas por causa da idade avançada de seu mestre ele foi convidado a treinar em Xinhui para aprender as técnicas mais avançadas. 

Aproximadamente em 1945, Wong Gong começou a treinar na antiga escola de Chan Heung sob a supervisão do responsável, Chan Yau Kau, e do seu filho, Chan Yen, que era um dos principais instrutores da época. 

Wong Gong também se tornou instrutor em King Mui, mas com a criação da República Popular da China ele se mudou para Hong Kong. 

Mesmo trabalhando em diversas áreas diferentes, Wong Gong não abandonou o Choy Lay Fut e continuou ensinando o estilo em Hong Kong. 

Chan Cheong Mo, antes de falecer em 1953, nomeou o seu filho adotivo Chew Kam Wing como seu sucessor e o novo responsável pela escola de Choy Lay Fut em Kong Moon que nesta época já era conhecida como Jiangmen. 

No final da década de 1980, Chew Kam Wing nomeia Wong Gong como o sucessor do Choy Lay Fut de Jiangmen, mas somente em 2006 um documento oficial foi assinado por Chew Kam Wing. 

Todos os conhecimentos passados a Wong Gong pelos seus mestres descendem diretamente da Linhagem Chan, porém, em Hong Kong ele vivenciou novas experiências, desenvolveu e adaptou novas habilidades ao seu Kung Fu. 

Logo, o seu Choy Lay Fut possui algumas diferenças em relação ao da Linhagem Chan e no final da década de 1970 Wong Gong oficializou o seu próprio estilo, a Linhagem Jiangmen de Choy Lay Fut. 

Hoje em dia, a Linhagem Jiangmen segue sob a responsabilidade de seu filho, Wong Choy. 


Linhagem Hung Sing: 

Esta linhagem também é conhecida como “Linhagem Foshan” (ou Fut San dependendo da tradução) ou “Linhagem Foshan Hung Sing”. 

Esta linhagem começou indiretamente em 1851, quando Chan Din Foon abriu uma escola de Choy Lay Fut em Foshan. 

Há quem diga que esta escola foi fundada em 1848, mas a própria escola que funciona até hoje, data a sua inauguração em 1851. 

As batalhas eram frequentes na cidade de Foshan nesta época, muitos lutadores e mestres de Kung Fu morreram e várias escolas foram fechadas pela Dinastia Qing. 

Logo, a escola de Foshan não conseguiu escapar da perseguição e também sucumbiu, porém, não sabemos em que ano esse fato realmente aconteceu. 

Jeung Yim nasceu em 1824 e desde cedo começou a praticar o estilo Lay Gar de Kung Fu, ainda jovem foi apresentado a Chan Heung que não o aceitou como discípulo e sim como funcionário em sua escola em Xinhui. 

Alguns anos depois, Chan Heung envia Jeung Yim para aprender o estilo Fut Gar com Ching Cho. 

Ao retornar para Xinhui em aproximadamente 1855, Jeung Yim é aceito como discípulo de Chan Heung e começa a praticar o estilo Choy Lay Fut. 

E em 1867 Chan Heung envia Jeung Yim para reabrir a escola de Foshan e dar início, oficialmente, a linhagem Hung Sing de Choy Lay Fut. 

Por ser um lutador muito habilidoso Jeung Yim ficou conhecido na região e, logo, adotou o nome Jeung Hung Sing. 

Juntando toda a sua experiência em combate com o aprendizado de seus três mestres, Jeung Hung Sing formulou um treinamento mais ágil e dinâmico para os seus discípulos. 

A intenção era preparar os seus discípulos o quanto antes para as batalhas, mas sem perder a qualidade técnica e a efetividade em combate. 

Isso explica a fama de Jeung Hung Sing, a sua linhagem e o fato da escola de Foshan estar em funcionamento desde aquela época até os dias atuais. 

Apesar dos fundamentos do Choy Lay Fut serem os mesmos, a Linhagem Hung Sing possui diferenças técnicas quando comparado com a Linhagem Chan. 

Apesar da Linhagem Hung Sing ter nascido e se expandido a partir de Foshan, Chan Heung já usava nos nomes de suas escolas os termos “Hung Sing”. 

Para evitar a perseguição da Dinastia Qing e a comparação com sociedades secretas antigovernamentais, os ideogramas para “Hung Sing” foram alterados algumas vezes naquela época. 

Logo, os ideogramas usados pela família Chan não eram os mesmos usados por Jeung Hung Sing. 

Acredita-se que Jeung Hung Sing tenha morrido em 1893, deixando para os seus principais discípulos a missão de manter a sua linhagem viva. 

Há quem acredite que Jeung Hung Sing seja o verdadeiro criador do Choy Lay Fut, assim como, há quem o chame de co-fundador do estilo. 

Particularmente, acredito que as duas hipóteses estejam erradas. 

Há documentos antigos que comprovam que o Choy Lay Fut foi criado em 1836 por Chan Heung e, nesta época, Jeung Hung Sing tinha apenas 12 anos de idade. 

Já a palavra co-fundador se refere ao individuo que funda, cria, compõe algo juntamente com outra pessoa, então, creio que esta palavra esteja sendo mal usada. 

Ou será que um jovem de 12 anos ajudou o Chan Heung a criar o estilo? 

O fato é que, Jeung Hung Sing criou em 1867 a Linhagem Hung Sing de Choy Lay Fut. 


Linhagem Buk Sing: 

Esta linhagem também é conhecida como “Linhagem Bak Sing”, “Linhagem Buk Hung Sing” ou “Linhagem Siu Buk Hung Sing”. 

A Linhagem Buk Sing está diretamente ligada à Linhagem Hung Sing. 

Jeung Hung Sing teve vários discípulos habilidosos em Foshan, um deles era Lui Charn. 

Lui Charn também ensinava Choy Lay Fut em Foshan e um dos seus alunos se chamava Tam Sam. 

Tam Sam nasceu em 1873, tinha uma personalidade forte e ainda jovem começou a praticar o estilo Hung Gar de Kung Fu. 

Com aproximadamente 15 anos de idade, Tam Sam se tornou aluno de Lui Charn para aprender o estilo Choy Lay Fut e aprimorar as suas habilidades como artista marcial. 

Segundo os relatos, Tam Sam já tinha alcançado o nível de instrutor quando arranjou uma confusão com os seus parceiros de treino, logo, foi expulso e não pode concluir o seu aprendizado em Choy Lay Fut. 

Mesmo sendo expulso, Tam Sam recebeu ajuda de um ou mais dos seus parceiros de Choy Lay Fut e manteve seus treinos secretamente. 

Tam Sam acreditava que a melhor maneira para testar o seu aprendizado, as suas técnicas e as suas habilidades era lutando, logo, desafiou e enfrentou muitos lutadores de Foshan. 

As várias vitórias consecutivas fizeram Tam Sam ficar conhecido e, logo, começaram a associá-lo a escola Hung Sing de Choy Lay Fut. 

Para evitar essa comparação e por ter muito respeito pelo seu antigo mestre e companheiros de treino, Tam Sam muda-se para o distrito de Siu Buk em Guangzhou. 

Juntando todo seu conhecimento e a sua experiência em combates, Tam Sam abre a sua própria escola de Kung Fu com o nome de Siu Buk Hung Sing Choy Lay Fut, que depois foi abreviado para Buk Sing Choy Lay Fut. 

Não encontrei uma data específica para a inauguração da escola de Tam Sam, mas acredito que entre 1890 e 1910 Tam Sam tenha criado a Linhagem Buk Sing de Choy Lay Fut. 

Na década de 1910, Tam Sam conheceu um famoso mestre do de Kung Fu do norte da China, seu nome era Ku Yu Cheung. 

Há quem diga que eles se tornaram amigos e trocaram informações técnicas, logo, a Linhagem Buk Sing foi influenciada diretamente pelo estilo Shaolin do Norte. 

Também há quem diga que eles apenas trocaram discípulos, ou seja, alguns alunos de Buk Sing aprenderam técnicas de Shaolin do Norte e vice-versa. 

Provavelmente, nunca saberemos se Tam Sam utilizou técnicas do norte em sua linhagem ou se apenas alguns dos seus discípulos aprenderam tais técnicas. 

Tam Sam ficou conhecido na região do distrito de Siu Buk por ser um lutador excepcional, pois teria participado de mais de cem lutas e nunca foi derrotado, ganhando o apelido de “punho imbatível do norte”. 

Em 1942, Tam Sam morre, deixando toda a sua fama e o futuro da Linhagem Buk Sing para os seus principais discípulos e para o seu filho, Tam Fei Pang. 


Espero que com essa breve explicação sobre as linhagens do Choy Lay Fut você tenha entendido melhor como foi a propagação deste estilo. 

Talvez você saiba, talvez não, a maioria dos praticantes de Choy Lay Fut do Brasil segue a Linhagem Hung Sing. 

Não é só entre as linhagens que existem diferenças técnicas, mas também há diferenças entre as famílias da mesma linhagem. 

Muitos mestres do passado precisaram fazer certas adaptações no estilo por causa da época em que viviam. 

Vários mestres tiveram mais de um mentor no estilo Choy Lay Fut ou, até mesmo, de outros estilos. 

Então, cada mestre julgava o que considerava necessário para ensinar aos seus alunos. 

E é por isso que dois discípulos do mesmo mestre podem ensinar o mesmo estilo de Kung Fu de formas diferentes. 

Espero que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário que responderei o mais breve possível.

Comentários

Artigos mais lidos:

O “Estilo dos Cinco Animais”: Choy Lay Fut

O Choy Lay Fut é um dos estilos de Kung Fu mais conhecidos e praticados no mundo. Ficou amplamente conhecido por sua praticidade e efetividade em combates. Essa fama foi conquistada nas primeiras décadas de vida deste estilo, pois a China passava por diversas batalhas internas e os praticantes de Choy Lay Fut precisaram colocar em prática as suas técnicas.
O Choy Lay Fut foi criado e desenvolvido pelo grande mestre Chan Heung em 1836. Chan Heung teve três mestres, ou seja, aprendeu três estilos diferentes de Kung Fu antes de desenvolver o seu próprio estilo. Durante o século XIX, a China passou por diversos conflitos internos, quando muitos mestres de Kung Fu foram caçados e mortos pelos governantes da Dinastia Qing. Logo, Chan Heung somou todo o seu aprendizado e suas experiências para desenvolver um estilo totalmente voltado ao combate. Ou seja, o Choy Lay Fut foi criado para a guerra, exatamente quando podemos lutar contra um ou mais oponentes.
Uma das características do Choy Lay Fut…

Livros do Grão Mestre Lee Koon Hung

Quem pratica Kung Fu, principalmente o estilo Choy Lay Fut, já ouviu falar ou conhece o grão mestre Lee Koon Hung.
Este grande mestre foi um dos principais nomes do estilo dos cinco animais nas Américas.
Infelizmente, o grão mestre Lee Koon Hung faleceu ainda jovem em 1996, com 40 anos de idade.
Felizmente, os ensinamentos do grão mestre Lee Koon Hung seguem vivos até hoje graças aos seus livros e seus discípulos.
E eu gostaria de dividir com você um pouco do conhecimento do grão mestre Lee Koon Hung.
Quero compartilhar dois livros que estão totalmente disponíveis online para quem quiser ler.
Em um dos livros, o grão mestre ensina, passo a passo, um kati (forma) de lança do Choy Lay Fut.
No outro livro, ele explica e exemplifica diversas técnicas de mãos livres do Choy Lay Fut.
Se você é um praticante do estilo Choy Lay Fut de Kung Fu, esses dois livros serão de muito valor técnico para você.
Caso você pratique outro estilo de Kung Fu e esteja curioso para saber um pouco mais sobre o Choy Lay …

A História dos 8 Katis do Choy Lay Fut

Acredito que você já saiba que o estilo de Kung Fu chamado Choy Lay Fut foi criado pelo mestre Chan Heung em 1836 em sua terra natal, Xinhui, no sul da China. 
Então, neste artigo não entrarei no mérito de narrar a história de Chan Heung e nem como o Choy Lay Fut evoluiu e se expandiu daquela época para os dias atuais. 
Focarei em um fato histórico em particular que está relacionado a alguns dos principais katis ensinados naquela época. 
Lembrando que o assunto deste artigo foi um dos mais pedidos pelos leitores do blog e, em breve, postarei artigos sobre os outros assuntos solicitados por vocês na nossa última enquete. 
Voltando ao assunto... 
Nas décadas seguintes à criação do Choy Lay Fut, a China, governada pela Dinastia Qing, enfrentou diversas guerras e conflitos internos. 
Vários grupos rebeldes lutaram contra os exércitos do imperador e muitos mestres de Kung Fu faziam parte destes grupos rebeldes. 
A Dinastia Qing por décadas perseguiu e assassinou diversos mestres e praticantes de …

A Minha Árvore Genealógica do Choy Lay Fut

Após muitas pesquisas e estudo, tracei uma árvore genealógica do Choy Lay Fut.
Eu estudei a origem do Choy Lay Fut seguindo a minha família e a minha linhagem.
Então, caso você pertença a outra família ou a outra linhagem de Choy Lay Fut, pode ser que você não encontre os seus mestres neste artigo.
Dependendo da tradução, você poderá encontrar outras formas de escrever o nome “Choy Lay Fut”, assim como, outros nomes chineses dos antigos mestres citados na árvore genealógica abaixo.
Abaixo, você confere a minha árvore genealógica do Choy Lay Fut:
Achou confusa essa árvore genealógica?
Sem estresse, em breve farei um artigo mais detalhado, com mais informações, além de nomes.
Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, coloque nos comentários abaixo.
Estou disposto a conversar e trocar informações.