Equipamentos de Proteção: Porque e Como Manter a Identidade Visual do Sanda


Quem pratica Sanda sabe que os equipamentos de proteção são necessários nos treinos e nas competições. Além da função de proteger os lutadores, os equipamentos também possuem a função de caracterizar a modalidade de combate do Kung Fu (CLIQUE AQUI e saiba o que é Sanda). Em uma conversa rápida, o professor e atleta de Sanda Jerônimo Marana nos contou um pouco sobre a importância de usar os equipamentos corretos de Sanda. Veja abaixo que ele nos disse:

"O Sanda é uma modalidade que há anos vem ganhando força no mundo todo. Um dos motivos é a tentativa e esperança de que o Wushu se torne uma modalidade olímpica. 

Então, a cada ano que passa, o Sanda sofre modificações e novas regras surgem para a modalidade. Uma das regras mais recentes foi a substituição da cor preta pela cor azul nos uniformes e equipamentos.

Daí, surge um problema que temos que solucionar aqui no Brasil: como manter a identidade visual do Sanda.

O Sanda Possui Identidade Visual Própria:

Ao mesmo tempo em que existem esforços para propagar cada vez mais o Sanda no mundo, existem diversas iniciativas acontecendo para fazer o mesmo no Brasil.

Porém, o Sanda é uma modalidade que tem sua própria identidade visual. As cores de uniforme e equipamento, que são hoje o azul e vermelho, fazem parte desta identidade. Não seguir esta identidade faz com que o Sanda pareça uma modalidade desorganizada e menos séria do que outras.

Para entender melhor a identidade visual do Sanda, vou utilizar o exemplo do Taekwondo WT.

O Taekwondo, assim como o Sanda, possui sua identidade visual. Veste-se o dobok (uniforme) branco, que tem um padrão determinado. O capacete utilizado tem um padrão, tanto de formato quanto de cores. O protetor de tórax, luvas, caneleira e protetor de pé também seguem um padrão.

A Identidade Visual Mostra Uma Modalidade Organizada:

Este padrão é seguido à risca. O lutador de Taekwondo não pode competir com um capacete, colete ou luvas que sejam diferentes daqueles determinados para a modalidade. Nem mesmo nas aulas, pode-se usar equipamento ou dobok diferente do padrão.

Isto acontece para que o esporte mantenha a sua identidade visual e, assim, apresente-se como uma modalidade organizada. É por isso que é preciso manter a identidade visual do Sanda, só que isso não acontece no Brasil.

Do mesmo jeito que o dobok do Taekwondo, o uniforme do Sanda tem um padrão. Além das cores, que já foram citadas, não é permitido utilizar uniformes de outras modalidades. Também, não são permitidas palavras escritas que façam referência a outras modalidades.

Isto é obedecido no Brasil. O problema não é com relação ao uniforme, mas com o equipamento.

No Brasil os Equipamentos Não Seguem a Identidade Visual do Sanda:

Infelizmente, o mercado brasileiro carece de equipamentos de qualidade para o Sanda. Os equipamentos que temos são genéricos, ou seja, são equipamentos para qualquer modalidade. Não são equipamentos específicos do Sanda que sigam o mesmo padrão de qualidade e identidade visual da modalidade.

Por isso, os atletas utilizam equipamentos diversos que não apresentam um padrão. Alguns atletas acabam buscando equipamentos de outras modalidades para suprir essa carência. Inclusive, há quem busque até os equipamentos de Taekwondo para conseguir um capacete ou colete na cor azul. Isto se vê em academias, campeonatos e até em treinos da seleção brasileira. E, quando existe algum padrão, este é um padrão nacional e não o estabelecido pela modalidade mundialmente.

Isto não quer dizer que os atletas, escolas ou organizações sejam culpados. Nós não temos os equipamentos ideais no nosso mercado. Mas, não ser culpado não significa se isentar da responsabilidade de resolver o problema.

Mas, a questão que fica, então, é... Como resolver?

A verdade é que essa questão é fácil de resolver. O problema é que pouca gente sabe disso!

Muitos atletas não conhecem os equipamentos oficiais porque não têm acesso a eles. E, por isso, não conhecem o padrão de qualidade do Sanda. Muitos praticantes ainda pensam que ter acesso a estes equipamentos é muito caro e difícil.

Mas, temos que lembrar que estamos na era da internet. Por isso, conseguir estes equipamentos é muito mais fácil do que se imagina. Você só precisa saber quais são eles.

Então, para encurtar o seu caminho, eu venho adquirindo e testando diversos equipamentos oficiais de Sanda de marcas chinesas. E, eu posso lhe mostrar como ter acesso a todos eles de um jeito fácil e com custo bem baixo.

Isto significa que você não vai pagar mais caro por um equipamento oficial do que você paga em um equipamento “genérico” no Brasil.

E, pra falar a verdade, talvez você pague bem menos...

Por isso, se você quiser saber onde encontrar e como ter acesso a estes equipamentos, é só CLICAR AQUI!"

Assista, abaixo, ao vídeo onde o professor Jerônimo fala sobre a identidade visual do Sanda. Conheça o canal dele no YouTube CLICANDO AQUI!

Comentários

Veja Também:

Lesões dos Atletas de Kung Fu

O “Estilo dos Cinco Animais”: Choy Lay Fut

Armas do Choy Lay Fut

Entre em contato!


ATENÇÃO! Por favor, preencha todos os campos abaixo.

Seu Nome:

Seu E-mail:

Sua Mensagem: