O que é Wushu Moderno?


Se você não conhece muito sobre o Wushu Moderno ou, até mesmo, se não conhece nada deste estilo de Kung Fu, fique tranquilo, pois preparei este artigo especialmente para você! Na busca pelo conhecimento, conversei brevemente com o Professor Luiz Carlos e ele esclareceu muitas dúvidas sobre o Wushu Moderno. O Professor Luiz Carlos é coordenador técnico de Wushu Taolu Moderno pela Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW) e escritor do site Kung Fu Doc.

Conheça, agora, o Wushu Moderno. Confira o nosso bate papo logo abaixo.

ES Kung Fu – O que é Wushu Moderno? Quando e por quem foi criado?
Luiz Carlos – Wushu Moderno é uma arte marcial/esporte de alto rendimento criado com base nas artes marciais chinesas tradicionais visando, desde então, a inclusão nos jogos olímpicos. Foi criada em 1950 a pedido do Ex-Presidente Mao Tse Tung que determinou o fechamento de escolas/academias de artes marciais e que deveria ser criado um novo esporte para a sociedade moderna. Com isto, Mestres de estilos tradicionais se juntaram para a criação do Wushu Moderno.

ES Kung Fu – Muito se fala sobre o Wushu Moderno nas Olimpíadas. Este estilo foi realmente desenvolvido com a intenção de transformar o Kung Fu em esporte olímpico? Você acredita que conseguiremos ir para as Olimpíadas?
Luiz Carlos – O Wushu Moderno foi criado como um esporte moderno para a sociedade moderna na China. Em 1956, com a criação da Associação Chinesa de Wushu, foram criados rascunhos da regra de competição. Depois, o Wushu passou a fazer parte do programa da universidade de Beijing, com graduação e mestrados, com isto, passou a fazer promoção onde o governo enviou equipes para fazer apresentações pelo mundo todo. Nos anos 1990, foi criada a IWUF (International Wushu Federation), onde o Wushu foi introduzido como evento competitivo oficialmente. Com o passar do tempo, a China tentou introduzir o Wushu nas Olimpíadas, porém fracassou até o momento por questões políticas. O Wushu esteve presente nas Olimpíadas de 2008 na China como esporte de exibição, não valendo medalhas para o quadro olímpico. Eu acredito que mais cedo ou mais tarde o Wushu será um esporte oficial olímpico, mas ainda temos muito trabalho pela frente para promover e popularizar cada vez mais este esporte / arte marcial, e carregar um espírito de união entre o Moderno e Tradicional para ter este êxito na promoção.

ES Kung Fu – Quais são as características do Wushu Moderno? Quais armas são utilizadas neste estilo?
Luiz Carlos – O Wushu Moderno tem diversas características, assim como armas a serem utilizadas, porém a principal característica é a divisão de estilos como norte, sul, internos, lutas combinadas e a luta de contato em si. Nas rotinas de norte e sul, ambas levam as características das regiões do norte e sul da China, como posturas mais baixas e enraizadas no sul e posturas mais dinâmicas e rápidas no norte. Mas o moderno, de um modo geral, é caracterizado pela velocidade e explosão de movimentos com inclusão de saltos obrigatórios em suas rotinas. O mesmo ocorre na parte interna, onde as características levam em consideração a parte tradicional dos estilos internos, porém com saltos acrobáticos incluídos. Na Luta de contato em si (Sanda), são utilizados golpes de punhos, pernas e principalmente projeções ao solo. Nos Duilian (Lutas combinadas/coreografias) são características a velocidade da execução, a explosão, e a dinâmica e, principalmente, os saltos que os atletas utilizam muito semelhantes aos filmes de artes marciais. As armas utilizadas no Wushu Moderno são: espada, facão, facão duplo, espada dupla, lança, bastão e kwandao.

ES Kung Fu – Quais são as diferenças entre o Wushu Tradicional e o Wushu Moderno?
Luiz Carlos – Todos os dois são artes marciais chinesas com movimentos que visam à aplicação de golpes para a defesa pessoal, porém a maior diferença é que na criação do Wushu Moderno o trabalho foi mais voltado para a performance de alto rendimento e, com isto, seus golpes precisam obter mais plasticidade e, obrigatoriamente, nandus/saltos acrobáticos que devem ser incluídos em sua rotina. Por ser um esporte de alto rendimento, o seu treinamento deve ser multidisciplinar incluindo: musculação para fortalecimento, nutricionista para melhorar o desempenho no treino através da alimentação, fisioterapeuta para prevenir e reduzir o risco de lesões. Mas, assim como o tradicional, o moderno tem sua base e seus golpes que devem conter a marcialidade em cada movimento a ser realizado para que os árbitros saibam qual golpe o atleta esta executando. Portanto, ambos são muito próximos nestes conceitos.

ES Kung Fu – Changquan, Nanquan, Daoshu... Quais são as “divisões” que o Wushu Moderno possui?
Luiz Carlos – Essas divisões são utilizadas nas competições. Temos nos Taolus o Changquan (Punho Longo, rotina executada com as mãos livres), Daoshu (Rotina executada com facão do norte da China), Jianshu (Rotina executada com espada do norte da China), Gunshu (Rotina executada com bastão do norte da China), Qiangshu (Rotina executada com lança do norte da China), Nanquan (Rotina executada com as mãos livres sulista), Nandao (Rotina executada com facão do sul), Nangun (Rotina executada com bastão do sul), Taijiquan (Tai Chi Chuan, rotinas de mãos livres de Tai Chi), Taijijian (Rotinas de espada de Tai Chi). Já na modalidade Duilian, temos as lutas combinadas/coreografadas de mãos livres (lutas combinadas com 2 a 3 pessoas) e lutas combinadas/coreografadas com armas (também com 2 a 3 pessoas). E, na luta de contato em si, temos o Sanda.

Veja o nosso artigo sobre o Sanda, CLIQUE AQUI!

ES Kung Fu – Flexibilidade, força e explosão muscular são fundamentais para quem quiser praticar o Wushu Moderno? Qualquer pessoa pode praticar este estilo?
Luiz Carlos – Sim, qualquer pessoa pode praticar o Wushu Moderno, independente da idade, pois no Wushu Moderno existem diversos níveis de movimentos como iniciantes, intermediários e avançados, onde o praticante pode treinar somente visando a defesa pessoal e saúde. Porém, o Wushu Moderno somente é seletivo quando o praticante quer treinar como para competições oficiais, pois, aí sim, existe limite de idade de acordo com cada rotina/nível e, assim como qualquer esporte de alto rendimento, o Wushu necessita desenvolver diversos aspectos no corpo como a flexibilidade, alongamento, força, explosão, velocidade, condicionamento físico de forma geral e saltos acrobáticos determinados por cada estilo.

ES Kung Fu – Professor Luiz Carlos, muito obrigado pela sua participação aqui no blog. Estou honrado por poder contar com você para orientar os meus leitores! Para os leitores que quiserem conhecer melhor o seu trabalho e sobre o Wushu Moderno... Como eles podem entrar em contato?
Luiz Carlos – Qualquer dúvida sobre o Wushu Moderno ou caso queriam conhecer este esporte e arte marcial, podem entrar em contato através das minhas redes sociais: Instagram, Facebook e pelo site Tonlon Academia de Artes Marciais.

Comentários

Veja Também:

O “Estilo dos Cinco Animais”: Choy Lay Fut

Diferenças entre o Shuai Jiao da China e do Brasil

Os Estilos de Kung Fu Mais Conhecidos

Entre em contato!


ATENÇÃO! Por favor, preencha todos os campos abaixo.

Seu Nome:

Seu E-mail:

Sua Mensagem: