Bruce Lee – 45 anos da sua morte


Em Julho deste ano (2018), completaram-se 45 anos da morte do grande mestre e ator Bruce Lee. Este ícone das artes marciais chinesas morreu ainda jovem, mas conseguiu um grande feito: mostrar ao mundo um pouco da cultura chinesa, principalmente o Kung Fu. Graças ao Bruce Lee, muitas pessoas conheceram o Kung Fu, que por sua vez vem ganhando dezenas de novos adeptos a cada ano.

Bruce Lee ficou muito famoso, não só pelos seus filmes, mas também por ser um lutador muito habilidoso com um condicionamento físico extraordinário. Por diversas vezes, demonstrou toda a sua força e velocidade em eventos de artes marciais e em programas de televisão. Venceu vários desafios de combate feitos por outros artistas marciais que não concordavam com suas idéias ou que achavam que Bruce Lee era uma farsa.

Enfim, para homenagear os 45 anos da morte deste grande mestre de Kung Fu, preparei este artigo onde falarei, em 45 tópicos, um pouco sobre a vida de Bruce Lee.

  1. Bruce Lee nasceu em São Francisco (EUA), mais precisamente no bairro de Chinatown, em 27 de Novembro de 1940. E cresceu na cidade de Kowloon em Hong Kong.
  2. Seu nome de batismo é Lee Jun Fan. Bruce Lee era o quarto dos cinco filhos que os atores Lee Hoi Chuen (pai) e Grace Ho (mãe) tiveram.
  3. Seus pais eram integrantes da Ópera Chinesa que fazia um tour pelos Estados Unidos na época em que Bruce Lee nasceu. Seu pai era um dos lideres da Ópera e um famoso artista de cinema. Sua mãe pertencia a um dos clãs mais ricos de Hong Kong: “Senhores de Ferro”.
  4. Bruce Lee participou de vinte filmes chineses durante a infância e a adolescência graças à influência dos seus pais no mundo artístico.
  5. Bruce Lee possuiu vários nomes diferentes: “Bruce Lee” foi o nome escolhido pela médica em seu nascimento; “Li Yuanxin” foi seu primeiro nome, mas para não haver conflito com o nome de seu avô, seu nome foi mudado para “Li Zhenfan” (correspondente ao Lee Jun Fan); “Lee Jun Fan” foi o nome escolhido pela sua mãe, “Jun Fan” significa “retornar de novo”, pois ela acreditava que ele retornaria aos EUA; pela superstição chinesa, a mãe de Bruce Lee também o chamava de “Sai Fon”, esse nome feminino significa “pequena fênix”; “Li Yuanjian” foi seu nome de estudante durante a sua adolescência em Hong Kong; “Li Xiaolong” era o seu nome artístico na China, “Xiaolong” significa “pequeno dragão”.
  6. Durante a sua infância, Bruce Lee estudou na escola Tak Sun School em Koeloon, Hong Kong.
  7. Quando criança, Bruce Lee começou a praticar Kung Fu com o seu pai. Durante a sua adolescência, praticou o estilo Wing Chun com o grande mestre Ip Man. Bruce Lee era muito habilidoso e aprendia com muita facilidade os golpes de Kung Fu. Logo se destacou entre os discípulos do mestre Ip Man.
  8. Era costume que os alunos mais antigos ensinassem os alunos mais novos em uma escola de Kung Fu. Com a evolução rápida de Bruce Lee, vários alunos antigos se recusaram a ensiná-lo por ele ser neto de Alemão. Muitos chineses não ensinavam ocidentais ou mestiços. Logo, Bruce Lee aprendeu Kung Fu diretamente com o grande mestre Ip Man que não o recusou como aluno.
  9. Na sua adolescência Bruce Lee estudou na rígida escola La Salle College. Em 1956, aproximadamente, Bruce Lee foi transferido para a escola St. Francis Xavier’s College, por mau comportamento e baixo rendimento escolar.
  10. Na escola St. Francis Xavier’s College, Bruce Lee também praticou Boxe com o professor Edward. E, em 1957 e 1958, Bruce Lee se consagrou campeão de Boxe de Hong Kong.
  11. Também em 1958, Bruce Lee venceu o Campeonato de Cha-Cha-Cha de Hong Kong. Bruce Lee começou a praticar dança aproximadamente um ano após começar a treinar Wing Chun para impressionar as meninas, pegou gosto pela dança e também acreditava que o Cha-Cha-Cha o ajudaria a melhorar a sua movimentação de pés e equilíbrio nas lutas.
  12. Hong Kong não era mais um lugar tranquilo para se viver após a segunda guerra mundial. Bruce Lee era uma pessoa que entrava em confusões com facilidade. Enfrentou, diversas vezes, integrantes de gangues perigosas. Após uma grande briga em que a polícia precisou intervir, com medo de Bruce Lee ser preso ou morto por uma gangue, seus pais decidem mandá-lo para os Estados Unidos.
  13. Em Abril de 1959, com dezoito anos de idade, Bruce Lee chega aos EUA para morar em São Francisco, juntamente com sua irmã que já morava na casa de amigos da família.
  14. Em Outubro de 1959, Bruce Lee se muda para Seattle onde seu irmão Peter Lee já residia para continuar seus estudos. Também trabalhou como garçom e lavador de pratos no restaurante de um amigo de seu pai.
  15. Já em Seattle, Bruce Lee começa a dar aulas de Kung Fu em 1959. Sua escola chamava-se “Lee Jun Fan Gung Fu”. O estilo ensinado por Bruce Lee chamava-se “Jun Fan Kung Fu” que, na verdade, era o estilo Wing Chun de acordo com as suas idéias.
  16. Um dos seus alunos mais antigos era o lutador de Judô Jesse Glover, que mais tarde se tornou instrutor assistente de Bruce Lee.
  17. Em 1960, Bruce Lee concluiu o ensino médio na escola Edison Technical School e, em 1961, matriculou-se na Universidade de Washington.
  18. Bruce Lee se formou em filosofia pela Universidade de Washington. Também estudou teatro, psicologia e filosofia.
  19. Durante o primeiro semestre de 1964, Bruce Lee se mudou para Oakland e, juntamente com o seu amigo e mentor James Yim Lee, abriu a sua segunda escola de Kung Fu.
  20. Bruce Lee conheceu Linda Emery na universidade. Em Agosto de 1964, se casaram e tiveram dois filhos: Brandon Lee e Shannon Lee.
  21. Ainda em 1964, Bruce Lee participou do Long Beach International Karate Championships fazendo uma demonstração de flexões de braço com apenas dois dedos e também demonstrou o seu famoso “soco de uma polegada”.
  22. Antes de desenvolver o seu próprio estilo de Kung Fu, Bruce Lee praticou diversas artes marciais: Wing Chun, Tai Chi Chuan, Boxe, Jiu Jitsu, Savate, Esgrima, Judô, Taekwondo, Kali Eskrima, Hapkido, Aiquidô e Karate.
  23. Em 1965, Bruce Lee criou e desenvolveu o seu próprio estilo de Kung Fu: o Jeet Kune Do – “Caminho do punho interceptor”.
  24. Bruce Lee acreditava que as técnicas tradicionais de Kung Fu eram muito rígidas e formalistas para serem usadas em situações de rua. Logo, concluiu que o seu Kung Fu precisava ser mais eficiente em combates reais e desenvolveu seu estilo voltando a atenção à praticidade, flexibilidade, rapidez e eficiência nos movimentos.
  25. Após ficar muitos anos afastado do mundo artístico, Bruce Lee foi convidado a fazer uma audição devido ao sucesso de suas famosas demonstrações de habilidades. Em 1966, Bruce Lee estreou na televisão com a série “O Besouro Verde” no papel de “Kato”, o assistente do herói interpretado pelo ator Van Williams.
  26. O seriado “O Besouro Verde” durou cerca de um ano completando apenas uma temporada, mas Bruce Lee também fez aparições em outras séries, como por exemplo: Ironside (1967) e Here Come the Brides (1969).
  27. Em 1967, Bruce Lee volta a fazer demonstrações no Long Beach International Karate Championships. Em uma de suas demonstrações, ele desferiu oito socos na direção do rosto do campeão mundial de Karate, Vic Moore, e este não conseguiu bloquear nenhum golpe de Bruce Lee.
  28. “Marlowe” (1969) foi o primeiro filme americano que Bruce Lee participou. Seu personagem neste filme foi o responsável por destruir com socos e chutes o escritório do personagem principal, o detetive “Philip Marlowe”.
  29. “Mike”, personagem da série de televisão “Longstreet”, foi discípulo do instrutor de artes marciais interpretado por Bruce Lee em 1971.
  30. Também em 1971, Bruce Lee teria desenvolvido e escrito uma série de televisão chamada “The Warrior”, história que se passaria no Velho Oeste americano. Porém, Bruce Lee, Warner Bros e Paramount não chegaram a um acordo. Então, em 1972, a Warner Bros lançou a série “Kung Fu” que tinha a historia idêntica à criada por Bruce Lee que, então, acusou a empresa cinematográfica de copiar a sua idéia. Bruce Lee não foi convidado a participar de nenhuma filmagem e nem seu nome foi creditado nesta série.
  31. Insatisfeito nos EUA, Bruce Lee decide voltar para Hong Kong ainda em 1971. Ao chegar a Hong Kong, Bruce Lee se espanta com a fama que o seriado “O Besouro Verde” fez na China. A série foi chamada de “O Show de Kato” pelos chineses.
  32. O famoso cineasta chinês Raymond Chow contratou Bruce Lee para o papel principal do filme “O Dragão Chinês” de 1971. O filme foi um sucesso absoluto de bilheteria na Ásia e Bruce Lee, enfim, se tornou uma estrela de cinema.
  33. Em 1972, o filme “A Fúria do Dragão” quebra os recordes de bilheteria e, assim como no filme anterior, Bruce Lee é a estrela do filme.
  34. Bruce Lee renova o seu contrato com a produtora Golden Harvest (empresa do cineasta Raymond Chow) em 1972. Também neste ano, juntamente com Raymond Chow, Bruce Lee funda a sua própria produtora: Concord Productions Inc.
  35. Assumindo o papel de escritor, diretor, coreógrafo e ator principal, Bruce Lee, com a ajuda de Raymond Chow, produz o seu terceiro filme: “O Vôo do Dragão” de 1972.
  36. O filme “O Vôo do Dragão” apresentou a cena de luta mais inesquecível de todos os tempos dos filmes de artes marciais, a fantástica luta entre Bruce Lee e Chuck Norris em pleno Coliseu de Roma.
  37. O quarto filme de Bruce Lee, “O Jogo da Morte”, começou a ser gravado ainda no final de 1972, mas as filmagens foram pausadas, pois Bruce Lee recebeu e aceitou o convite da produtora Warner Bros para estrelar o filme “Operação Dragão”.
  38. Karrem Abdul Jabbar, jogador de basquete norte americano, participou do filme “O Jogo da Morte”. Karrem aprendeu Kung Fu diretamente com Bruce Lee quando este ainda dava aulas nos EUA.
  39. Já em 1973, após acabarem as gravações de “Operação Dragão”, Bruce Lee retorna a Hong Kong para continuar as gravações do filme “O Jogo da Morte”.
  40. Em Maio de 1973, Bruce Lee passa mal, desmaia e é levado a um hospital de Hong Kong. Os médicos diagnosticaram e trataram um edema cerebral em Bruce Lee.
  41. No dia 20 de Julho de 1973, Bruce Lee encontra-se com alguns amigos, o cineasta Raymond Chow e a atriz Betty Ting Pei e discutem como finalizariam o filme “O Jogo da Morte”. Bruce Lee reclama de dor de cabeça, toma um remédio e deita-se para descansar. Infelizmente, o Grande Mestre e astro do cinema não desperta de seu sono. Bruce Lee morre aos 32 anos de idade.
  42. Alguns dias após a sua morte, o filme “Operação Dragão” é oficialmente lançado nos cinemas. Uma das maiores bilheterias de 1973, “Operação Dragão” foi um sucesso mundial, Bruce Lee se tornou uma lenda dos filmes de artes marciais e uma estrela de Hollywood. Após o lançamento de “Operação Dragão”, muitas pessoas começaram a procurar e praticar artes marciais chinesas. Bruce Lee colocou o Kung Fu no mapa!
  43. Linda Lee, esposa de Bruce Lee, leva o corpo do seu marido para ser enterrado no dia 31 de Julho de 1973 em Seattle. A morte misteriosa de Bruce Lee causa intrigas até os dias atuais. Há quem acredite que Bruce Lee teve um edema cerebral causado pelo remédio que ele tomou antes de dormir. Há quem acredite que Bruce Lee morreu por choque térmico, pois ele havia feito uma cirurgia para redução da sudorese nas axilas em 1972. E ainda há aqueles que acreditam que Bruce Lee foi envenenado por ninjas ou que ele morreu por causa da “Maldição da Família Lee”.
  44. Cinco anos após a morte de Bruce Lee, o filme “O Jogo da Morte” foi lançado nos cinemas. A produtora Golden Harvest e o diretor de “Operação Dragão”, Robert Clouse, juntaram as diversas cenas já gravadas por Bruce Lee, criaram outras cenas com dublês, utilizaram algumas cenas de “Operação Dragão” e, por incrível que pareça, utilizaram uma filmagem real do funeral do Bruce Lee para compor o filme. Ou seja, o filme “O Jogo da Morte” se tornou um “filme Frankenstein” cheio de recortes de diversas cenas. O filme ainda ganhou a fama de querer apenas ganhar dinheiro com o nome de Bruce Lee, revoltando diversos atores e fãs que acharam um grande desrespeito com o astro falecido.
  45. Bruce Lee se foi, mas seus feitos estão marcados para sempre na história. E seus feitos são realmente surpreendentes: treinar cinco mil socos por dia, treinar quase mil abdominais por dia, treinar em um saco de pancadas recheado com limalha e não areia, treinar flexões com um dedo ou com mais de cem quilos nas costas, treinar na barra fixa com um só braço levantando o peso do corpo no mínimo cinqüenta vezes, jogar grãos de arroz para cima e pegá-los com os hashis... Além de tudo isso, Bruce Lee não tinha uma boa vista, usava óculos e foi uma das primeiras pessoas a usar lentes de contato.

Comentários

Veja Também:

O “Estilo dos Cinco Animais”: Choy Lay Fut

Diferenças entre o Shuai Jiao da China e do Brasil

Os Estilos de Kung Fu Mais Conhecidos

Entre em contato!


ATENÇÃO! Por favor, preencha todos os campos abaixo.

Seu Nome:

Seu E-mail:

Sua Mensagem: