Crianças no Kung Fu


É fundamental que todas as crianças pratiquem atividades físicas. Médicos e educadores físicos defendem os diversos benefícios dos exercícios para as crianças, como por exemplo: combatem o sedentarismo e a obesidade; melhoram a auto-estima, postura e equilíbrio; fortalecem os músculos, ossos e articulações; auxiliam no desenvolvimento social, motor e cognitivo; entre outros benefícios importantes para a saúde das crianças.

Já que qualquer atividade física é importante e traz benefícios à saúde, o que faz do Kung Fu uma das melhores opções? A resposta é simples, as filosofias orientais trabalhadas com as crianças incluem disciplina, respeito, paciência e perseverança. Existem outros conceitos que podem e devem ser ensinados, mas creio que estes quatro são os principais. Nem todos os esportes, atividades físicas e artes marciais proporcionam esta filosofia para as crianças. O Kung Fu proporciona todos os benefícios que uma atividade física completa oferece, além de trabalhar as filosofias presentes nas artes marciais. Logo, podemos confirmar que o Kung Fu contribui para uma melhor saúde física e mental das crianças e ajuda a formar cidadãos de bem, de caráter, pessoas honestas e íntegras.

Mas as crianças não ficam violentas ao praticar artes marciais? Não, o trabalho das artes marciais é totalmente inverso, desenvolvem autoconfiança e tranquilidade, como podemos ver nos trechos abaixo: 

“...e se você acha que seu filho vai ficar violento praticando lutas asiáticas, está bem enganado! A prática de uma arte marcial desenvolve um novo comportamento social e psíquico a partir da própria estrutura, da hierarquia, das regras e da parte ética da atividade...” – Artigo: “Artes marciais desde a infância” publicado no site da Unimed Londrina.

“...as artes marciais sempre tiveram um papel fundamental na educação e constituição do caráter do ser humano. Se há uma pedagogia e filosofia no ensinamento, a criança não compreende os movimentos como um instrumento de agressividade...” – Artigo: “Crianças que praticam lutas marciais ficam menos agressivas e aprendem princípios de respeito e disciplina” publicado no site do Portal da Educação Física.

Mas com que idade a criança pode treinar Kung Fu? A idade que a criança irá começar a treinar depende muito da academia, pois cada uma trabalha de uma forma diferente e com faixas etárias diferentes. Logo, cabe aos pais escolher a academia e a idade que eles pretendem matricular seus filhos. Como podemos ver abaixo, a idade interfere no modo em que o professor deve administrar a aula para que a criança tenha melhor proveito do aprendizado, filosofias e benefícios para a saúde:

“... As crianças de três a cinco anos, podem se exercitar por 180 minutos ao longo do dia, andando de bicicleta, com brincadeiras de perseguir ou jogos com bola, por exemplo. A partir dessa faixa etária, as crianças também podem começar a nadar, fazer dança, praticar lutas ou esportes coletivos, de maneira gradativa. Entre seis e dezenove anos de idade, as crianças e adolescentes podem se exercitar por pelo menos uma hora por dia com atividades mais intensas, como correr, nadar, pedalar, saltar ou com brincadeiras que trabalhem com o peso corporal e acelerem mais a respiração e o batimento cardíaco. Atividades que estimulem a flexibilidade e o desenvolvimento de músculos e ossos, como a musculação, podem ser feitas pelo menos três vezes na semana com acompanhamento profissional... ” – Artigo: “Pediatras lançam guia para promover atividade física a criança e adolescente” publicado no site da Agência Brasil.

Para confirmar que o Kung Fu é uma das melhores atividades físicas para as crianças, no dia 18 de Agosto de 2018 eu fiz a seguinte pergunta em uma rede social: “Você indicaria o Kung Fu para crianças? Por quê?”. Veja abaixo as respostas de pessoas que: treinam e/ou são pais de crianças que treinam Kung Fu (As academias das pessoas envolvidas seguem a mesma filosofia citada neste artigo.):



Comentários

Veja Também:

Equipamentos de Proteção: Porque e Como Manter a Identidade Visual do Sanda

Por que você não pratica Kung Fu?

Diferenças entre o Shuai Jiao da China e do Brasil

Entre em contato!


ATENÇÃO! Por favor, preencha todos os campos abaixo.

Seu Nome:

Seu E-mail:

Sua Mensagem: