Shuai Jiao – A Luta Agarrada do Kung Fu


“No momento que um foi tocado, neste momento, um perdeu ou foi lançado” – Antigo ditado Chinês.

O Shuai Jiao é a mais antiga arte marcial já documentada. Muitos acreditam que o Shuai Jiao foi a primeira Arte Marcial e serviu de base para a criação de praticamente todas as artes marciais de hoje em dia. Esta milenar arte marcial chinesa possui inúmeras técnicas de quedas (projeções), mas não é tão popular quanto a Luta Olímpica, Judô e Jiu Jitsu.


Historicamente Falando – Há quem diga que o Shuai Jiao foi criado há mais de 4000 anos. No decorrer da sua existência, o Shuai Jiao teve vários nomes diferentes até que em 1928 os chineses padronizaram o nome utilizado atualmente para esta Arte Marcial: Shuai Jiao ou Shuai Chiao dependendo da tradução do Chinês. Há vários estilos diferentes de Shuai Jiao dentre os quais destacam-se o Mongolian, o Tientsin, o Peking e o BaoDin.

Os primitivos lutadores chineses que se enfrentavam em guerras e batalhas antigas eram brutos em seus combates corpo a corpo, como dois animais de chifres se enfrentando. Outro dito chinês diz que alguns grupos utilizavam capacetes com chifres e, por tais motivos, o nome Shuai Jiao que significa literalmente “Lançamento Chifres”, foi dado a esta Arte Marcial.

Desde os tempos primitivos, os lutadores utilizavam as técnicas de quedas para aniquilar seus oponentes, uma vez que as projeções do Shuai Jiao visam arremessar com violência o oponente contra o chão. Vencia a batalha aquele que conseguisse derrubar o seu oponente primeiro, pois, assim, poderia desferir o golpe final. Há um ditado Chinês sobre o Shuai Jiao que diz: “Um oponente caído é um oponente morto”. Logo, os Imperadores chineses de diversas dinastias reconheceram o poder desta modalidade em um confronto corpo a corpo e ordenaram que seus exércitos treinassem Shuai Jiao.

Durante a Dinastia Ming, 1368 a 1644, o Shuai Jiao começou a se espalhar pelo mundo e chegou ao Japão, onde influenciou diretamente a criação do Jiu Jitsu, Judo e Sumo. Muitas pessoas acreditam que o Shuai Jiao é a base de diversas artes marciais de hoje em dia, tais como o Wrestling, o Sambo e as outras já citadas.


Na Atualidade – O Shuai Jiao é uma das modalidades de Wushu, Kung Fu e, também, é um esporte competitivo com regulamentos, federações e confederações nacionais e internacionais. O auge das competições e grandes lutadores de Shuai Jiao foi atingido entre as Dinastias Ming (1368-1644) e Ching (1644-1911). Muitos mestres de Shuai Jiao começaram a se destacar em competições e alguns são muito famosos na China. Um exemplo foi o Grande Mestre Chang Tung Sheng, 1908 a 1986, que nunca foi derrotado em uma competição ou desafio de Shuai Jiao.

Há muitos professores de Shuai Jiao no Brasil, dentre eles destaca-se o Grande Mestre Li Wing Kay que é o Mestre representante oficial de Shuai Jiao Chinês na America do Sul e reconhecido pela International Chinese  Kuoshu Federation. O Brasil também possui grandes atletas de nível nacional e internacional. Lentamente, esta milenar arte marcial vai sendo conhecida e reconhecida.


Regras de Competição – Abaixo você confere algumas regras oficiais do Shiai Jiao:

- As técnicas de quedas valem 1, 2 ou 3 pontos, dependendo da forma que for executada;
- O atleta de uniforme azul enfrenta o atleta de uniforme vermelho por 2 rounds de 2 minutos por 1 minuto de descanso;
- É declarado vencedor aquele que somar o maior número de pontos após os 2 rounds ou caso o seu oponente seja desclassificado ou impedido de lutar por ordens médicas;
- Caso haja empate na pontuação, o vencedor será decidido nos critérios de desempate;
- O uniforme de competição consiste em quimono de manga curta, faixa da mesma cor do quimono, calça e sapatilha;
- Não é permitido agarrar a calça do oponente durante a luta;
- O sexo, a idade e o peso de um lutador definem qual modalidade ele lutara;
- O campeão de cada modalidade é definido por eliminatórias, ou seja, o vencedor de cada combate se classifica para a próxima fase até sobrarem dois lutadores que se enfrentarão na final.

Comentários

Veja Também:

Equipamentos de Proteção: Porque e Como Manter a Identidade Visual do Sanda

Por que você não pratica Kung Fu?

Diferenças entre o Shuai Jiao da China e do Brasil

Entre em contato!


ATENÇÃO! Por favor, preencha todos os campos abaixo.

Seu Nome:

Seu E-mail:

Sua Mensagem: