Shaolin do Norte


Você conhece o estilo de Kung Fu chamado Shaolin do Norte? Vamos conhecer um pouco mais sobre ele? Em busca de mais conhecimento sobre o Kung Fu, conversei um pouco com quem realmente entende muito sobre o estilo Shaolin do Norte! Então, se você também quer saber e aprender mais sobre Kung Fu, confira abaixo as palavras do Professor Paulo Di Nizo, atual presidente da Federação Paulista de Kung Fu.

ES Kung Fu: O que é Shaolin do Norte?
Resposta - O Shaolin do Norte foi um estilo de Kung Fu/Wushu criado no interior do templo de Shaolin, região setentrional da China, um monastério que tinha como princípios as práticas e doutrinas Budistas. O imperador Xiaowen (da última dinastia Wei) foi o responsável pela construção do templo, situado entre as montanhas Songshan na província de Henan (o Templo de Shaolin), fundado no século V em 495 d.C. (a primeira escola de budismo da China). Apesar disso, várias centenas de anos se passaram até que o budismo lá se instalasse.

ES Kung Fu: Quem criou o estilo Shaolin do Norte? E quando foi?
Resposta - Budhidharma (Ta Mo em Chinês), 28º patriarca do budismo, foi enviado para a China a fim de difundir os “verdadeiros” princípios do budismo, que tinha a ver com a meditação e a autodisciplina. Após viajar pelas perigosas montanhas do Himalaia, Ta Mo foi recusado no templo pelo abade Batuo, por ciúme da elevada posição de Bodhidharma na hierarquia budista, e pelos seus diferentes modos de interpretação do budismo. Diz a lenda que Bodhidharma sentou na posição de “Lótus” (pernas cruzadas) e meditou durante nove anos, na frente do templo. Após testemunhar tamanha disciplina, Batuo aceitou o grande sábio como seu mentor. Isso se deu por volta do ano de 520 d.C. Bodhidharma percebeu que seus discípulos, embora fossem estudantes sérios de seus ensinamentos não suportavam os longos períodos de meditação. Por isso, Ta Mo apresentou aos monges 18 exercícios “Shin Pa Lu Han Shao” ou as 18 mãos de Luo Han. Uma vez que Ta Mo pertencia à classe guerreira hindu, ele aprendeu “Vayramushti”. Acredita-se que os 18 exercícios sejam movimentos básicos desta antiga arte. Apesar de Ta Mo ser reconhecido como grande responsável pelo desenvolvimento do Kung Fu / Wushu no templo de Shaolin, já havia prática insipiente da arte marcial pelos monges que estudavam no templo.

ES Kung Fu: Quais são as características do estilo? Há golpes imitando animais? Quais são as principais armas utilizadas?
Resposta - O estilo Shaolin do Norte tem como característica o maior uso das pernas para chutes e acrobáticos, visto que a superfície onde treinavam e lutavam era sólida e facilitava tal desenvolvimento de técnica; diferentemente das regiões pantanosas do sul da China, onde predominavam as plantações de arroz. O Shaolin do Norte é composto pela integração de 5 animais (tigre, garça, serpente, pantera e dragão) e sua estrutura de treinamento foi criada, justamente, se baseando na observação desses animais. O estilo Shaolin Norte é composto por dez Katis oficiais, fazendo parte dos treinamentos, o uso de vários tipos de armas, tais como: bastão, facão, espada, punhais, vários tipos de lanças e outras. Existem mais de quarenta tipos de armas diferentes usadas no estilo.

ES Kung Fu: Existem outras linhagens, outras famílias de Shaolin do Norte?
Resposta - A linhagem principal do Estilo Shaolin do Norte deriva do Grão Mestre Ku Yu Cheong que teve como discípulo o Grão Mestre Yim Sheung Mo que, por sua vez, foi o Professor do Grão Mestre Chan Kwok Wai. Apesar de haver outras ramificações a partir do Grão mestre Ku Yu e Yim Sheung, Grão Mestre Chan é considerado a maior autoridade do estilo no mundo e muitos estudantes de várias partes vieram e vem para aprender com ele as técnicas do Shaolin do Norte. Chan Kwok Wai começou seu treinamento aos quatro anos de idade no estilo Choi Li Fat. No ano de 1949, com a proclamação da República Popular da China, Chan mudou-se com a sua família para Hong Kong e lá continuou o seu aprendizado com o seu tio Ma Kin Fong, mestre de Lo Hon Kuen (um dos muitos estilos criados dentro do Mosteiro de Shaolin). O Grão Mestre Yin Sheung Mo mudou-se para Hong Kong pelos mesmos motivos e se hospedou na casa da família de Chan Kowk Wai onde estabeleceu sua escola; assim o jovem Chan teve a oportunidade de aprender o Shaolin Norte. Sua dedicação foi intensa, treinando e aprendendo dia e noite com o Mestre Yin Sheung Mo. Tal dedicação o fez herdeiro do estilo Shaolin Norte, além de ter se tornado herdeiro de vários outros estilos como: Louva a deus Sete Estrelas com o Mestre Won Hong Fan, Garra de Águia com o Mestre Ching Jim Man e Hung Sing Choy Li Fat com o Mestre e conceituado médico Yin You Chin. Todo o conhecimento adquirido em uma década exigiu grande dedicação e tornou o Grão Mestre Chan Kowk Wai um dos mestres mais respeitados dentro e fora da China.

ES Kung Fu: Como você enxerga o estilo Shaolin do Norte dentro do Brasil?
Resposta - O Shaolin do Norte é um estilo amplamente difundido no Brasil, isso, em grande parte, se deve ao fato do Grão Mestre Chan ter sido um dos primeiros mestres que por aqui aportaram, na década de 60. Grão Mestre Chan participou da formação do Centro Social Chinês, onde ministrou aulas de Kung Fu por doze anos. Chan Kowk Wai também ministrou aulas na USP durante sete anos. Em 1970 fundou a Academia Sino Brasileira de Kung Fu e desde então formou vários professores que perpetuam seu conhecimento por todo o Brasil e em outros países como Espanha, Estados Unidos, Argentina e Chile. Grão Mestre Chan Kowk Wai leciona diversos estilos de Kung Fu, dentre os quais estão: Choy Li Fat, Shaolin Norte, Tam Tui, Tcha Chuan, Lo Hap, Tong Long, Garra de Águia, Xing Yi, Pa Kua, Tai Chi Chuan, Pa Ki e Palma de Ferro.

ES Kung Fu: De que forma as pessoas podem lhe encontrar para saber mais sobre o seu trabalho e sobre o estilo Shaolin do Norte?
Resposta - Comecei minha prática no Kung Fu no ano de 1989, antes disso pratiquei Judô com 6 anos de idade, passando a treinar Karatê aos 10 anos, aos 14 encontrei o Kung Fu/Wushu, quando interrompi minha prática do Karatê, e desde então venho aprimorando minha prática na arte marcial chinesa. Estudei durante muitos anos o Louva a Deus do Norte, passando em seguida para o aprendizado do Shaolin do Norte, estilo que pratico até a atualidade. Comecei a lecionar Kung Fu em 1993, quando entrei na faculdade de Educação Física na FEF/UNICAMP, em 1995 fundei a Academia Mantis em Campinas que, posteriormente, deu lugar a Associação Cultural e Desportiva Shaolin Chan Kung Fu do Estado de São Paulo e a Escola Shaolin Chan, fundada em 2001 e em atividade até os dias atuais. A Shaolin Chan Kung Fu situa-se na Rua Henrique Dias, 137 - Bairro Ponte Preta - Campinas/SP; agora em Setembro, inauguraremos um novo núcleo no subdistrito de Sousas, além de encabeçarmos diversos projetos sociais e esportivos em Campinas e Região.

Escola Shaolin Chan:
Fone para Contato: (19) 3384-5456 / (19) 99772-7634
Email para Contato: paulodinizo@yahoo.com.br
Homepage: Shaolin-Chan

Comentários

Veja Também:

Alongamentos para Artes Marciais

O “Estilo dos Cinco Animais”: Choy Lay Fut

Entre em contato!


ATENÇÃO! Por favor, preencha todos os campos abaixo.

Seu Nome:

Seu E-mail:

Sua Mensagem: